No Dia Mundial da Pizza alunos da Recreio Christian School fazem a massa para vender e arrecadam dinheiro para viagem de intercâmbio
No Dia Mundial da Pizza alunos da Recreio Christian School fazem a massa para vender e arrecadam dinheiro para viagem de intercâmbio
Nesse dia, os alunos aprenderão matemática de forma diferente: O sistema de fração será criado pelos alunos, montando as pizzas e recriando gráficos, que até então, só podiam ser visualizados nos livros e na lousa. O projeto também foi criado com o intuito de desenvolver o empreendedorismo, afinal os alunos irão vender as pizzas para arrecadar dinheiro para o intercâmbio
Brasil, julho de 2023: Que a pizza é um dos alimentos mais famosos do mundo, não há como negar. Mesmo com costumes diferentes e receitas adaptadas, é fácil encontrar um pedaço de pizza em qualquer canto do planeta. Estima-se que no Brasil existem mais de 112 mil pizzarias. A Apubra realizou um estudo em 2022 e conseguiu mapear mais de 83 mil desses estabelecimentos. Esse estudo permitiu ter um conhecimento melhor sobre o mercado de pizzaria.
Essa influência também tem dedo americano. O Estados Unidos lidera o ranking do consumo global de pizza. Ela chegou com força nos anos 20 por Genaro Lombardi e não saiu mais. Não é muito difícil de entender: os Estados Unidos é onde mais se consome fast-food no mundo inteiro e 95% da população consome pizza.
E neste dia especial, a comemoração no Rio de Janeiro vai funcionar de forma diferente. O Colégio Recreio Christian School, localizado no bairro do Recreio dos Bandeirantes, irá marcar história nesse dia Dia Mundial da Pizza e colocarão a mão na massa para aprender matemática e ainda fazer o bem.
A ideia nasceu do diretor do colégio, Grabriel Frozi. “Nós gostamos de pensar sempre diferente. Trazer vivências e experiências únicas aos nossos alunos”, conta ele ao afirmar que projetos como esse são regulares na escola e que os próprios alunos já aguardam ansiosos pelas ideias que Gabriel cria.
A dinâmica consiste nos alunos aprenderem frações e operações fracionárias através de uma dinâmica diferente: a produção de pizzas, e para isso os estudantes colocarão a mão na massa.
A atividade envolverá todos os alunos da turma que, na oportunidade, poderão aprender matemática na prática, construindo as frações por meio da produção das massas e das pizzas. O resultado levará ao envolvimento da turma, o comprometimento, a participação e a aprendizagem do conteúdo visto em sala de aula nos meses anteriores.
Após a produção das massas, os alunos ficarão responsáveis por armazenar e vender as pizzas aos familiares, vizinhos ou quem se interessar, e assim, reverter o dinheiro em uma causa nobre: ajudar a custear passagens, hospedagem e alimentação de alguns professores e funcionários no intercâmbio que irá acontecer neste mês.
O intercâmbio será para os Estados Unidos, na cidade de Boston. Os alunos irão passar uma temporada por lá, aprendendo e vivenciando experiências únicas que só a América do Norte pode oferecer. O Colégio também foi um dos 60 selecionados para participar do Harvard Book Prize, e nessa viagem, os alunos visitarão o campus, em Cambridge, conhecendo todo o complexo, que um dia, poderá fazer parte da sua rotina de estudos.
Quase 400 mil brasileiros já fizeram intercâmbio, um mercado que movimenta US$ 1,3 bilhão anualmente, segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio (Belta). Passadas as restrições mais rígidas da pandemia de Covid-19, o setor de intercâmbio vivenciou em 2022 uma alta de cerca de 30% em relação ao período pré-pandêmico. Os dados são da consultoria especializada em educação internacional STB (Student Travel Bureau), que prevê um crescimento de 20% também para este ano de 2023.
Segundo levantamento obtido pelo Estadão, os países mais procurados por brasileiros são Canadá, Estados Unidos, Reino Unido e Irlanda. Embora os cursos de idiomas e de férias (para adolescentes) ainda estejam entre os mais buscados, é crescente também a demanda por cursos voltados ao desenvolvimento profissional, como graduações e pós-graduações. As áreas em alta são ESG e tecnologia.
Seja com o objetivo de aprender uma língua estrangeira, cursos profissionalizantes, graduações e pós-graduação, aliar estudo e trabalho em um país estrangeiro, destacar-se no mercado de trabalho e vivenciar uma experiência única de troca de conhecimentos e culturas em outro país. Seja qual for o sonho, estudar fora exige planejamento.
Segundo Gabriel Frozi, diretor e CEO da Recreio Christian School, o projeto “Dia da Pizza” vai além do campo do ensino aprendizagem. “Esse dia será mais um marco para os nossos jovens, promovendo e fortalecendo, no espaço escolar, o desenvolvimento e o protagonismo do aluno, além da atuação, criticidade e a autonomia estudantil de forma responsável e comprometida,” afirma Gabriel.
Sobre a Recreio Christian School:
A escola bilíngue cristã conta com sistema de avaliação próprio, que prioriza a participação em sala de aula, o comprometimento com os deveres de casa e a atuação em projetos sociais, onde as provas bimestrais representam apenas 30% do sistema de avaliação da RCS. Atende turmas do Pré I ao 3º ano do Ensino Médio, preparando os alunos para as melhores universidades do Brasil e do exterior, além de ser a única escola da América Latina com toda equipe especializada em alunos com TDAH.
Imagens relacionadas