Destinos,  Matérias

Turismo industrial de Joinville recebe técnicos paulistas

As empresas participantes e o modelo praticado pelo turismo industrial de Joinville, despertaram o interesse do município paulista de São Bernardo do Campo, reconhecido internacionalmente como caso de sucesso nessa atividade.
“Nossa visita tem como objetivo trocar experiências e informações sobre o programa de turismo industrial, e busca fomentar a cooperação técnica entre as cidades”, contou Fernando Bonisio, chefe da divisão de turismo, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de São Bernardo do Campo.

Acompanhado pela representante do município de Rio Grande da Serra – também integrante do Consórcio Intermunicipal Grande ABC -, Adriana Aparecida da Silva, Bonisio visitou a Lepper – Produtos de Cama, Mesa e Banho, a Fundição Tupy e a cervejaria Volksbier. Fora do roteiro industrial, conheceram, também, a Escola do Teatro Bolshoi do Brasil.

Para o técnico, o bom acolhimento nas empresas foi um dos pontos fortes das visitas, aspecto também destacado no turismo industrial da região paulista.

“A principal semelhança entre o turismo industrial de Joinville e o que fazemos em São Bernardo, é o bem receber. E o atendimento foi excelente nas empresas onde estivemos. Também consideramos positivo o aproveitamento técnico-científico, inclusive porque as visitas são direcionadas de acordo com o perfil do público”.

Em 2016, o São Bernardo do Campo deve realizar o 1o Seminário Internacional de Turismo Industrial, em parceria com Portugal, país com o qual mantém o Termo de Cooperação Técnica Internacional. A ideia do município paulista é convidar Joinville, Blumenau, São Paulo e Rio de Janeiro para participarem do evento.

O turismo industrial de Joinville tem a participação da Lepper, Fundição Tupy, Tubos e Conexões Tigre, Perini Business Park e Volksbier Cervejaria. Os horários e agendamentos de visitas devem ser feitos diretamente com as empresas.