Matérias

REPÚBLICA DOMINICANA: UM OBSERVATÓRIO DE FAUNA E FLORA AINDA SELVAGENS, UMA EXPERIÊNCIA COLORIDA E SEM IGUAL

Foto: Divulgação

A República Dominicana é reconhecida por suas belezas naturais. Além de lindas praias, há um mundo inteiro com grande variedade e exclusividade de lugares, tornando-se o destino ideal para quem gosta de contemplar a natureza em todo o seu esplendor. Sua fauna e flora nativas e exóticas oferecem uma experiência maravilhosa que atrai cada vez mais turistas.

“Estar em contato com a natureza é uma experiência única em cada canto de nosso país “, diz René Contreras director do escritorio do Ministério do Turismo da República Dominicana. “A variedade de ecossistemas com a qual a República Dominicana conta, fazem deste o destino ideal para qualquer tipo de viajante”, acrescenta.

No norte do país há vários pontos onde os turistas vivem experiências com a natureza. O Parque Nacional Los Haitises, que no idioma taíno significa “terreno elevado” é uma das jóias de maior biodiversidade do Caribe, onde se pode observar inúmeras espécies de aves endêmicas, como o emblemático falcão dominicano e uma rica vegetação, dentre as quais está o Guanito, uma palma em forma de leque.

Um espectáculo majestoso acontece todos os anos na Baía de Samaná, entre janeiro e março, quando cerca de 3 mil baleias jubarte vão até o local para acasalamento nas águas quentes desta área paradisíaca. Os turistas têm a oportunidade de apreciar a poucos metros de distância em pequenos barcos, os saltos de baleias e o canto produzido por elas para iniciar um novo namoro.

Para aqueles que curtem ecoturismo, vale a visita ao Santuário de Mamíferos Marinhos Estero Hondo, o maior refúgio de peixes-boi do país, localizado em Puerto Plata. É uma oportunidade especial para apreciar a natureza da área, cercado por majestosos manguezais e habitada por inúmeras aves.

No municipio de Constanza, no centro do país, encontra-se o Parque Nacional Valle Nuevo. Lá, os visitantes e turistas também podem encontrar uma grande biodiversidade. Na flora, o típico pinheiro de  montanhas (Pinus occidentalis), destaca-se como uma das principais espécies. Já na fauna, quem se destaca é o pássaro local tico-tico (Zonotrichia capensis).

Ainda, a Palma Cana, que dá nome a Punta Cana, assim como a Pereskia quisqueyana, mais conhecida como rosa de Bayahibe, que é a flor símbolo nacional, são duas espécies que se destacam na flora presente em todo o leste do país.

O que visitar em Santo Domingo? O Jardim Botânico Nacional Dr. Rafael María Moscoso é uma ótima opção e proporciona um passeio fascinante. É possível fazer um trajeto de trem onde pode-se observar o tico-tico, e as palmas mais bonitas do país, o Cacheo (Pseudophoenix vinífera – sem tradução para o português) e o Yarey (Copernicia berteroana – sem tradução para o português). Há um grande santuário de borboletas e numerosas aves, como a marreca caneleira (Dendrocygna arborea) e barroncolí (Todus subulatus – sem tradução para o portugués).

O sul  do país também tem vários pontos de observação da vida selvagem. A Laguna Oviedo é uma reserva aquática natural que fica em Pedernales, onde vivem iguanas, garças, flamingos e aves marinhas. Na província de Barahona, é possível percorrer o Lago Enriquillo de barco e observar, entre outros, o crocodilo americano e a iguana rinoceronte.

O Parque Nacional Sierra de Bahoruco, localizado no sudoeste do país, é uma das áreas protegidas com a maior diversidade de especies do país. Lá há ninhos dos pássaros cúa (Hyetornis rufigularis – sem tradução para o português) e diablotim (Pterodroma hasitata). Além disso, abriga mais da metade das espécies de orquídeas encontradas em todo o país.

Os amantes da natureza não podem deixar de conhecer essas e outras belezas naturais que fazem da República Dominicana um destino que você sonha.