Redução de imposto para eventos, em Curitiba, deve impulsionar turismo já em 2018

Nova alíquota beneficia 57 segmentos ligados ao fluxo turístico da capital

Chega ao fim uma das grandes batalhas do setor de turismo, em Curitiba. Encabeçada pelo Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB), a reivindicação para redução do Imposto sobre Serviços (ISS) na capital paranaense finalmente se concretiza e passa de 5% para 2%.

A nova medida, já sancionada pelo prefeito Rafael Greca, abrange feiras, exposições, congressos, shows e eventos. A iniciativa deve impactar significativamente o setor de turismo na capital. “Curitiba já era uma das principais cidades do país para realização de eventos em função da excelente infraestrutura que temos aqui, mas o custo era um fator preponderante na competitividade e às vezes perdíamos para outros destinos justamente pela diferença do imposto que incidiria sobre o evento” comenta Adonai Aires de Arruda, presidente do CCVB. “A redução da alíquota acaba com esse problema e faz de Curitiba a capital com melhor custo benefício para este tipo de ação”, afirma.

Estimativas indicam que o setor de turismo movimenta uma cadeia composta por cerca de 57 segmentos como hotéis, restaurantes e prestadores de diversos serviços. “A geração de empregos e renda por conta do fluxo turístico é de extrema importância para a economia da cidade” afirma Adonai.  Em 2016, mesmo em meio ao conturbado cenário econômico do país, a capital paranaense atingiu o número de 157 eventos realizados e R$ 193 milhões de reais injetados na economia local graças à realização de eventos técnico-científicos. Os números de 2017 ainda estão sendo contabilizados mas, para 2018, já com a redução de ISS, a expectativa é de um aumento 10% a 15% no número de shows, por exemplo. Segundo o presidente do CCVB, a  redução do imposto implica não só em aumento no número de eventos desta natureza, mas também no número de visitantes porque os valores dos ingressos tendem a diminuir. Já no que diz respeito ao segmento M.I.C.E. , espera-se  um crescimento de cerca de 30% até 2022  já que o processo de captação acontece com anos de antecedência.

“Batalhávamos por isso há muito tempo e buscávamos o apoio da prefeitura por entender a importância do setor para o desenvolvimento da cidade. Este foi um dos temas mais debatidos na última campanha e agora, finalmente, alcançamos essa grande conquista. Este é um resultado a ser comemorado por toda população” conclui Adonai.

Sobre o CCVB:

O Curitiba e Região Convention & Visitors Bureau (CCVB), fundado em 17 de agosto de 2000, é uma entidade sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada apara contribuir no desenvolvimento integrado da capital paranaense, região metropolitana e litoral do Paraná. A abrangência territorial do CCVB compreende 36 municípios do estado. Os cerca de 150 associados do CCVB, denominados de mantenedores, são empresas direta ou indiretamente relacionadas aos setores de turismo e eventos, como hotéis, restaurantes, companhias aéreas, promotoras de eventos e montadoras de estandes, entre outras.  A instituição tem como principal objetivo a geração de negócios por meio da divulgação do destino turístico no segmento de lazer, negócios e eventos, visando o aumento do número de visitantes e tempo de estada. Desde 2010, o CCVB promove a campanha “Eu apoio a Room Tax/Doação para o Turismo”, que incentiva a prática adotada internacionalmente para geração de recursos a serem investidos em ações promocionais do destino e em melhorias para os turistas. A atual gestão é presidida por Adonai Aires de Arruda Filho, da BWT Operadora. Mais informações: www.curitibacvb.com.br