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Quem é o Hóspede Corporativo?

 

Por,  Armando Lardosa


Todos nós sabemos da dinâmica de nossas agendas profissionais/corporativas. Este cenário obriga a que determinados serviços (básicos, acessórios e até mesmo aqueles que não sejam necessários com frequência, mas estão sempre prontos para serem entregues) estejam de tal forma estruturados que nos possibilitem manter o foco em nossas atividades.

Ciente deste cenário, o Hoteleiro, deve estar sempre muito atento as necessidades e hábitos de seus Hóspedes, neste caso analisado: o Turistas de Negócios, e buscar a constante elevação dos níveis dos serviços oferecidos. Todo o processo de contato deve ser bem conduzido desde o primeiro contato para reserva, literalmente como se fosse uma anamnese e assim conhecer melhor seu cliente, ter condições de atender e ir além das expectativas, criando condições para fidelização deste hóspede. Só assim o atendimento poderá ter resultados de excelência.

A estrutura física, a qualidade da cama, banho, enxoval, café da manhã, disponibilidade e qualidade do wi-fi, iluminação adequada e vários outros detalhes, inclusive serviços acessórios, que não cabe aqui citar em função da extensão da lista. Mas saibam que tudo é analisado e/ou percebido pelo hóspede!

Partindo do comportamento atual dos hóspedes, chegamos à conclusão de que se não houver uma mudança nas atitudes com ações mais assertivas à fidelização será cada vez mais difícil, e deixaremos que apenas a questão de valores prevaleça, em vez da velha e conhecida, mas verdadeira relação de “custo x benefício”. Normas, regras, hábitos e principalmente treinamento dos colaboradores com o objetivo de qualificar melhor, para interagir de maneira mais consistente, desenvolvendo a competência da empatia da equipe, são extremamente necessários para compreender e atender as necessidades dos hóspedes.

Colaboradores sempre atentos e solícitos. O “motivacional” da equipe também é um fator fundamental. Não há melhoria sem reconhecimento. Os fatores citados acima são alguns dos mais determinantes para que seu Hotel realmente se destaque frente a concorrência. Um outro fator que é determinante no estresse para a maioria dos hospedes corporativos: a limpeza das instalações, com valores acima de 97,5% de reclamação dos entrevistados, enquanto mais de 46% consideram chata a etapa do Check-out. Estes são alguns dos números desta analise sobre o perfil do Hospede Corporativo

O hóspede corporativo quer Eficácia e Eficiência, serviços diferenciados, afinal ele é “O Cara” dentro do Hotel, e precisa ser “visto” como tal.