Destinos,  Hotelaria,  Matérias,  turismo

Peru lidera ranking de reputação na América do Sul

Foto: Divulgação

O Reputation Institute, empresa que mensura a reputação dos países através de pesquisas entre líderes mundiais, colocou o Peru em 23º lugar no ranking 2016, indicando que o país subiu cinco posições com relação ao ano  anterior. Segundo destacou a ministra do Comércio Exterior e Turismo do Peru (MINCETUR), Magali Silva Velarde-Álvarez, o Peru obteve 58.56 pontos e supera o Brasil (24º), Estados Unidos (28º), Argentina (29º), República Dominicana (30º), Porto Rico (33º) e Chile (34º). A lista é liderada pela Suécia, e o Iraque ocupa a última posição (70º).

“Esse estudo, que também é conhecido como “Country Rep Track 2016″, é elaborado a partir de pesquisas feitas com grandes lideranças dos oito países mais desenvolvidos do planeta (G8), e nos deixa orgulhosos que a elite mundial tenha visto uma evolução e crescimento em nosso país. Isto nós conseguimos, em parte, pelas intensas ações de promoção que temos realizado no último ano e graças às campanhas da Marca Peru direcionadas ao público internacional”, destacou Magali Silva, que também é presidenta do Conselho Executivo da PROMPERÚ (Comissão de Promoção do Peru para a Exportação e o Turismo).

 

“O Peru também se destacou como o terceiro país de maior ascensão em comparação com o ranking do ano passado, ao obter 2.9 pontos a mais que em 2015 e, assim, subir cinco posições”, acrescentou a ministra. Nesse quesito, os primeiros países foram França e Rússia.

 

O estudo destaca que a importância de ser um país com boa reputação atrai turistas, investimentos estrangeiros, eleva as exportações e melhora a diplomacia pública. Além disso, atrai conhecimento e talentos. “Graças à organização de eventos de grande envergadura, como a COP 20 e as Assembleias de Governadores do Banco Mundial e do FMI, no passado, e ser sede da APEC este ano, das campanhas de turismo e de nossa presença em feiras internacionais de turismo e exportações com a Marca Peru é que temos conseguido posicionar o Peru internacionalmente e nos colocarmos aos olhos do mundo”, comemorou a titular do MINCETUR.

 

Nesse sentido, a ministra também destacou o recente lançamento da campanha “Peru, dedicado ao mundo”, que foi apresentada ao mundo em paralelo com programas que vem sendo transmitidos no canal National Geographic. Esta foi a segunda campanha internacional lançada desde a criação da marca país, há cinco anos.

 

De acordo com o estudo realizado pelo Reputation Institute, os fatores que dão uma maior ou menor reputação a um país são basicamente três: ter uma economia avançada, contar com um governo efetivo e ter um ambiente atrativo. Esses três fatores geram confiança, admiração, estima e sentimento.

 

Veja a apresentação do estudo aqui (necessita registro): http://bit.ly/2ai2CmL

 

Conheça aqui a última campanha da Marca Peru: https://youtu.be/FB0n4l6Zn0U