Matérias,  turismo

O AVANÇO DO TURISMO PAULISTA RELIGIOSO

Foto: aparecida.sp.gov.br

Movidos pela fé, cerca de 15 milhões de pessoas estiveram no ano passado na estância turística de Aparecida, cidade do Vale do Paraíba distante 173 quilômetros da Capital. O constante afluxo de romeiros transformou este município no maior centro de peregrinação da América Latina. Diante deste cenário propício ao fomento do turismo religioso, o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Laércio Benko, esteve em Aparecida nesta segunda (22/08), já com foco em 2017 em que haverá a comemoração dos 300 anos da descoberta da imagem de N.S. Aparecida, 10 anos da canonização de Frei Galvão e a vinda do Papa Francisco no Brasil.

“Além de Aparecida, a estância de Guaratinguetá, terra do primeiro santo brasileiro, Frei Galvão e a cidade de Cachoeira Paulista que sedia a Canção Nova são exemplos de destinos que movimentam a cadeia produtiva do setor, gerando emprego e renda, por meio do turismo”, disse Benko.

Na oportunidade, o secretário conheceu as instalações da Rede de Comunicações Aparecida, que congrega o Portal A12, a TV Aparecida e a rádio Aparecida, onde foi entrevistado e pode discorrer sobre a importância da atividade turística para o desenvolvimento socioeconômico de uma região. “Imagine uma cidade como Aparecida que oferece mais de 40 mil leitos para hospedagem e conta com uma população de 38 mil habitantes. É uma vitória”, destacou.

No mesmo dia, o secretário Benko esteve com o prefeito de Aparecida, Antônio Márcio Siqueira, e durante o encontro puderam analisar algumas novas ações entre o Estado e a estância para fomentar o projeto Rota da Luz que integra o programa Caminha São Paulo, da Secretaria de Turismo do Estado. Trata-se de um projeto alternativo entre Mogi das Cruzes e Aparecida com 194 km de caminhada por estradas vicinais ou estradas rurais. “Longe do perigo de se caminhar pela Dutra, este caminho passa por nove cidades e é repleto de cultura, gastronomia e energia. É a essência da caminhada, segura e preparada”, assegurou o secretário.