Niki de Saint Phalle embeleza ruas e museus de Hannover

As Três Nanas e gruta de Herrenhäusen são algumas de suas obras mais famosas na cidade

Cidadã honorária de Hannover, a renomada artista francesa Niki de Saint Phalle (1930-2002), manteve uma amizade com a cidade de mais de 30 anos. Foi lá que ela fez sua primeira grande exposição, na Associação de Arte de Hannover. Ela sempre ia à capital da Baixa Saxônia para trabalhar e dizia ter “um sentimento muito especial por Hannover“. Essa relação rendeu diversas obras que ajudam embelezar o local. Niki é a criadora das mundialmente famosas Três Nanas, deu à gruta nos Jardins de Herrenhäuser sua aparência atual e muitas de suas obras estão em exposição no Museu Sprengel.

Três Nanas, foto por Lars Gerrhardts

Às margens do rio Leine reinam as famosas Três Nanas, escrulturas femininas criadas por Niki com curvas expansivas e cores brilhantes. Uma vez controversas, hoje as “Damas gorduchas” são o simbolo de Hannover. Localizadas na Leibnizufer, Sophie, Charlotte e Caroline – as Três Nanas – estão entre as atrações mais procuradas de Hannover. Ao redor das estátuas, acontece, todos os sabados pela manhã, o tradicional mercado de pulgas da cidade antiga, que convida o visitante a caminhar e aproveitar os preços do mais longevo mercado de usados da Alemanha.

Herrenhaeuser Gaerten, Niki de Saint Phalle-Grotte

Quando recebeu o título de cidadã honorária de Hannover, Niki de Saint Phalle deixou grande parte de suas obras para o Museu Sprengel, um dos mais importantes de arte dos século  20 e 21 e o principal da cidade, às margens do lago Machsee. Com mais de 400 obras, estão ali representadas todas as fases criativas da “Artista do Século“, entre desenhos, esculturas, pinturas e assemblagem – colagens com objetos e materiais tridimensionais.

Construida em 1676 e como refugio para o calor, a gruta nos Jardins de Herrenhäuser é a prova final do amor entre Niki e Hannover. Considerado seu último grande trabalho, o local atrai visitantes pelo feitiço criado a partir da restauração liderada pela artista, transformando o local em um fascinante mundo inspirado em contos de fada. O design da gruta conta com numerosos espelhos, seixos e vidro colorido. Infelizmente, a artista morreu um ano antes da conclusão de sua obra.

Sprengel Museum, foto por Lars Gerhardts

A estreita amizade entre Hannover e a artista francesa não é representada apenas pelas Três Nanas e a gruta de Herrenhäuser. Ela foi homenageada, em 2002, quando a famosa rua de compras no centro da cidade passou a ser chamada de Niki de Saint Phalle Promenade. Essa é uma das mais queridas ruas centrais de compras em Hannover, com diversas oportunidades de compras em apenas 100 metros de extensão.

SOBRE O DZT

O Centro de Turismo Alemão (DZT) é o portal nacional do turismo na Alemanha, com sede em Frankfurt amMain. A instituição representa a Alemanha como país turístico em nome do Ministério da Economia e Tecnologia (BMWi), que a apoia conforme uma resolução do Parlamento Federal alemão. O DZT desenvolve e comunica estratégias e produtos para ampliar no exterior a imagem positiva dos destinos turísticos alemães e para promover o turismo no país. Para isso, mantém 30 representações nacionais em todo o mundo.

Para mais informações sobre imprensa acesse o portal Germany Travel.

Para fotos, acesse o site da DZT.