Destinos,  Matérias

Jornalistas brasileiros visitarão El Salvador

Por Marcos J. T. Oliveira, repórter especial do Turismo em Pauta

El Salvador, pequeno país centroamericano, está de olho no Brasil. Não é à toa que um grupo de profissionais da comunicação daqui desembarca na capital salvadorenha, San Salvador, para uma missão jornalística com o intuito de conhecer e explorar alguns dos principais atrativos turísticos locais. A ação faz está sendo organizada pelo Escritório Comercial de El Salvador em São Paulo em parceria com o jornalista Marcos Junior Teixeira de Oliveira, editor do blog Redescobrindo.

A iniciativa conta com o apoio direto do Ministério do Turismo de El Salvador, da Corporação Salvadorenha de Turismo (Corsatur), da Avianca Internacional e da GTA Seguros. Participam da viagem jornalistas e blogueiros dos veículos: Turismo em Pauta, Revista Qual Viagem, Blog Quero Viajar Mais, Blog Territórios, Blog Redescobrindo (São Paulo), Diário da Amazônia (Rondônia), jornal Petrópolis em Cena (Rio de Janeiro) e Imprensa e Mídia e  Turismo de Minas (Minas Gerais).

No roteiro preparado pela Corsatur para recepção dos jornalistas e blogueiros o destaque fica para o litoral da região oriental do país e com direito a aulas de surf com especialistas na Praia Las Flores. As mesmas são consideradas verdadeiros paraísos tropicais e as preferidas pelos principais surfistas de diversas partes do mundo. Um tour pelas ilhas do Golfo de Fonseca e visita a Suchitoto, cidade colonial bastante famosa localizada ao norte de San Salvador está garantido.

Os representantes salvadorenhos com os jornalistas que viajam a El Salvador
Os representantes salvadorenhos com os jornalistas que viajam a El Salvador

Ainda na programação consta uma visita até as ruínas de Joya de Cerén, um dos sítios arqueológicos mais importantes de todo o Mundo Maya. Para completar, um passeio pelo complexo vulcanero com destaque para os vulcões Izalco y Santa Ana, com formatos cônicos e crateras gigantes. A viagem acontece entre 26 e 30 de novembro.

El Salvador tem aproximadamente 6 milhões de habitantes e busca ampliar a promoção no mercado brasileiro destacando o turismo de surf, histórico-cultural, ecoturismo e de compras. Dentro da estratégia de expansão mundial, em 2013, o governo salvadorenho inaugurou na capital paulista um escritório comercial para atrair indústrias brasileiras e as potencialidades turísticas do país. A unidade de São Paulo localizada no mesmo prédio onde funcionam a Abav-SP, Aviesp e Abracorp (Rua Doutor Vieira de Carvalho, 115, centro) é dirigida pelo diplomata Vladimiro Villalta, que acaba de chegar ao Brasil transferido da Embaixada de El Salvador na Índia. A equipe ainda conta com apoio do conselheiro comercial Abelino Arqueta Lazo.