Em artigo ao FESTURIS presidente da ABAV-RS fala sobre turismo e os agentes de viagens

“Retomando o crescimento do setor”

Por João Machado
Presidente da ABAV-RS
“O mercado do turismo é bastante sensível aos acontecimentos do Brasil e do mundo. Sejam eles políticos, atentados terroristas, sejam epidemias de doenças. Qualquer ato externo pode deixar o turista inseguro em buscar determinado destino, por exemplo.  Já no cenário interno, frente aos mais recentes acontecimentos políticos brasileiros, o turismo logo é impactado pela variação cambial, que influencia sempre no fluxo de vendas. O importante, é que independente disso, a categoria segue trabalhando sempre em busca de resultados melhores.
Acredito que entre as maiores preocupações dos agentes ainda está a concorrência dos sites e empresas que vendem serviços online. Além, claro, de outros fatores de risco da própria profissão – como atender clientes desconhecidos e sem referência – e fatores da economia do Brasil que atingem não só o turismo, mas também impactam nosso setor.
Nos últimos anos a categoria tem atuado de forma mais unida, buscando o diálogo entre os diversos segmentos do nosso setor. Isso se reflete principalmente entre as entidades e associações do turismo, que tem buscado atuar de forma unificada na busca por melhorias e pelas próprias reivindicações do setor, trazendo bons resultados para todos.
Todas as feiras dedicadas ao turismo enfrentam um período de mudanças e adaptações, buscando melhor se adequar às expectativas e necessidades do seu público. Vejo que a adesão a proposta de agendamentos, por exemplo, tem crescido muito, possibilitando grandes negócios para expositores e visitantes. Isso é sempre positivo, que as feiras se atualizem buscando suprir o que os agentes de viagens, principalmente, precisam.
A expectativa geral para o turismo é que as vendas voltem ao seu rumo normal, retomando o crescimento do setor. Esperamos que se mantenha um mercado mais acelerado como tínhamos até o último mês. E que as vendas sigam crescendo. Na ABAV-RS, nossa atuação dentro de entidade segue projetando o aumento em número de associados e um fortalecimento ainda maior”.