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Conteúdo, tecnologia e hospitalidade são osnovos desafios do setor de feiras e eventos

Foto: Radar

Empresários do setor de feiras e eventos estão otimistas com os novos rumos do mercado de turismo de negócios no Brasil, mas conscientes que para manterem-se ativos terão que ser disruptivos, ou seja, terão que ter mais criatividade, conteúdo, investimentos em tecnologia e ações de hospitalidade para atrair e receber bem os visitantes. Estes foram alguns dos pontos discutidos, no último dia 21/02, no XII ESFE (Encontro do Setor de Feiras e Eventos) que reuniu os principais promotores de feiras; dirigentes de pavilhões de exposições; centros de convenções; companhias aéreas; redes hoteleiras; prestadores de serviços; agências de eventos, marketing e live marketing; hosted buyers; além de gestores de compras, facilities e de viagens de incentivo.

Com o tema “Construindo Valor”, o encontro trouxe o cenário atual do mercado de feiras e negócios e as novas tendências para o setor. “Estamos vivendo num mundo cada vez mais high tech e as empresasprecisam se adequar a esta realidade trazendo novas soluções para atrair o público. É que com a velocidade da internet – onde as informações são divulgadas, praticamente, em tempo real – e as agendas cada vez mais concorridas, conseguir levar um tomador de decisão para os eventos tem sido uma dificuldade enfrentada por muitas marcas, nos últimos anos”, diz Otavio Neto – CEO do Grupo Radar & TV e idealizador do ESFE.

Trata-se de um momento de mudança, onde os protagonistas são a inovação e, principalmente, o ser humano. De acordo com as lideranças presentes no ESFE, é importante resgatar alguns processos de produção, execução e planejamento para aprofundar o conhecimento das equipes e entregar projetos mais qualificados. “Apresentar lançamentos, gerar debates e trocar informações tornam o evento completo, mas neste período de disrupção é necessário novas ações. Na verdade, a maior tendência para o futuro é voltar ao passado e lembrar que evento é gente. É preciso pensar fora da caixa e gerar experiências que valorizem o visitante. Por isso, temos que trazer  inovações humanas com espaços de integração, experiências de informalidade e não apenas novos recursos tecnológicos”, diz Toni Sando, presidente-executivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau.

 

O encontro apresentou também uma pesquisa realizada por Juan Pablo De Vera, VP sênior para América Latina da Reed Exhibitions, alertando os participantes se seus eventos estão atualizados ou ainda sobrevivendo com os moldes da década de 90. Confira:

  • Não tem app;
  • Conta apenas de site na versão desktop;
  • Sem wi-fi ou com sinal fraco;
  • Não tem relevância ou diversidade de conteúdo;
  • Serviço de alimentos e bebidas de qualidade e preços incompatíveis;
  • Envio de imagens de convites via e-mail;
  • Pagamento apenas em dinheiro no local do evento;
  • Programação somente disponível para dowload;
  • Problemas de limpeza;
  • Os participantes são somente expectadores;
  • Não realiza re-marketing;
  • Vídeos e imagens disponíveis somente em baixa definição;
  • Sem cobertura live-stream;
  • Pesquisas realizadas em papel;
  • Staff despreparada;
  • Não consegue identificar quem está participando do evento;
  • Você se considera um refém do pavilhão;
  • Não tem conteúdo usando crowdsourcing;
  • Longas filas;
  • Foco principal são as planilhas;

 

Com temas atuais e provocadores, o evento contou com a participação de mais de 800 lideranças empresariais. Sob o comando de Juan Pablo De Vera – VP sênior para América Latina da Reed Exhibitions, Carlos Correa – diretor Superintendente da Associação Paulista de Supermercados (APAS), Edmar Bull – presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV), Paulo Octavio – VP Executivo da Reed Exhibitions Alcantara Machado, Paulo Ventura – diretor Superintendente do Expo Center Norte, e Jean Pierre Cantaux – diretor da Red Star Brasil, abordaram o cenário das “Feiras – Momento de Disrupção”.

Já os executivos Eduardo Sanovicz – presidente da Associação Brasileira das Empresas Áreas (ABEAR), Celio Ashcar Jr. – sócio diretor da AktuellMix e chairman da AMPRO, Juarez Carvalho – diretor da MCI Brasil, Gustavo Ene – CEO do Lide, e Fabio Rossi – diretor executivo da Flytour Eventos foram os debatedores do painel M.I.C.E – Um mercado em quatro letras, liderado por Sando. (M.I.C.E – sigla em inglês para Encontros, Incentivos, Conferências e Exibições).

Além dos debates, o evento homenageou alguns profissionais que contribuíram para o crescimento do setor. Entre os destaques desta edição: